Não Ficção

2000 - On Writing


Uma obra fabulosa, com um carácter marcadamente intimista, que nos permite conhecer muito melhor o autor e o seu método de trabalho, além de ter o objectivo de ajudar a quem pretender iniciar-se na escrita. Penso também que é imprescindível para quem quiser conhecer melhor Stephen King.
A primeira parte, cerca de um terço do livro, é autobiográfica, resumindo a vida de Stephen desde tenra idade e dando-nos a conhecer muitos episódios tristes, comoventes, curiosos e outros de que jamais suspeitaríamos. Stephen abre-nos alma, mostrando-nos um retrato rico em pormenores e muito abrangente no que diz respeito à sua vida privada. O período abordado vai da sua tenra idade até ao ano 2000, onde então com 53 anos, recupera do grave atropelamento que quase o vitimou.
Na segunda parte do livro, que preenche a maior parte da obra, Stephen King oferece-nos uma verdadeira lição sobre a arte de escrever. Tudo é referido, desde as suas primeiras tentativas, até ao seu método de trabalho, com muitos exemplos, referências a vários autores, pormenores muito interessantes do processo criativo porque passaram algumas das suas obras, e também o humor por vezes corrosivo do autor, que aliás é transversal a toda a obra. Por exemplo o episódio que ele nos conta na primeira parte da obra sobre o que sua ama lhe fazia e do modo como isso o ajudou a lidar com os críticos, é absolutamente impagável. 
Na terceira parte do livro, Stephen King relata-nos pormenorizadamente o acidente que sofreu. É quase que um mini-conto, embora saibamos que foi assustadoramente real, contando-nos também a sua lenta recuperação. O livro termina com mais uma sugestão importante relativamente ao processo criativo, encerrando depois com uma lista de livros que nos refere terem sido por ele muito apreciados. 
Quem gosta da obra de Stephen King e tem curiosidade em saber mais sobre a vida e o método de trabalho deste autor de referência do género fantástico e de terror, penso que gostará muito deste livro. E quem estiver a pensar iniciar-se na escrita, tem também aqui uma autêntica aula, dada por um escritor mundialmente conhecido, que tem cerca de 70 livros escritos e lidos no mundo inteiro, trezentos e cinquenta milhões de exemplares vendidos, e um enorme número de adaptações cinematográficas efectuadas a partir de obras suas.
Nota final: este livro em Portugal foi publicado pela editora "Temas e Debates", mas é extraordinariamente difícil de encontrar no mercado de usados.


2000 - Secret Windows – Essays and Fiction on the Craft of Writing



1988 - Nightmares in the Sky: Gargoyles and Grotesques



1981 - Dance Macabre


Sem comentários:

Enviar um comentário