2005 - The Colorado Kid


Existe edição nacional, publicada pelo Circulo de Leitores. É um livro pequeno, de 139 páginas e bastante difícil de encontrar no mercado nacional de usados. O autor apresenta-nos uma obra distinta do género de fantástico e horror com que habitualmente nos presenteia, compondo aqui um romance de mistério/policial que podia perfeitamente ser um conto englobado numa qualquer das suas antologias, ao invés de ter merecido publicação própria. No entanto, o seu carácter distinto talvez seja o motivo pelo qual mereceu uma edição dedicada. Mesmo assim, tem menos cerca de 100 páginas do que "A Rapariga que Adorava Tom Gordon". Penso que mais pequeno só mesmo o fantástico "Cycle of the Werewolf", com as suas 128 páginas e texto de fonte grande, intercalado com desenhos.
Na obra "O Homem do Colorado", podemos acompanhar Stephanie McCann, uma estagiária do jornal "The Weekly Islander", e a relação de amizade que vai desenvolvendo com os colegas Dave Bowie e Vince Teague, séniores desse mesmo jornal. A história consiste numa série de conversas onde se abordam vários aspectos da vida e acontecimentos passados no jornal e na ilha de Moose-Lookit, em Cincinnati, Ohio, onde se passa a acção. As conversas culminam num caso famoso local, conhecido como "The Colorado Kid", relativo a um homem originário do estado do Colorado, que encontrou a morte na ilha em circunstâncias deveras misteriosas.
É uma obra que considero bastante atípica e que como referi poderia ter sido apenas um conto. Steven King claramente pretendeu abordar um tema diferente do habitual, e em moldes também diferentes em termos de composição literária. Sinceramente, não foi um livro que me agradasse muito. Há uma boa razão para isso, eu regra geral não aprecio o género policial na literatura. Sempre fui mais apologista da ficção-científica, horror e fantástico.

Sem comentários:

Enviar um comentário