1977 - The Shining


Esta é uma das obras de referência de Stephen King. Foi a que esteve na origem do filme realizado por Stanley Kubrick em 1980, que é um marco incontornável do Cinema do género de terror, com uma interpretação fabulosa do actor Jack Nicholson. Curiosamente, King sempre manifestou o seu desagrado pela visão de Kubrick, facto que mais tarde potenciou a realização de uma adaptação televisiva em três episódios, realizada por Mick Garris, em 1997. Stephen King tinha como base da sua crítica o facto de, entre outras coisas, não ter sido dado no filme de Kubrick o desenvolvimento necessário à personagem de Jack Torrance, nomeadamente a sua "queda" em termos de sanidade mental. Pessoalmente e tendo visto as duas versões, a minha preferida é sem qualquer dúvida a versão de 1980, de Stanley Kubrick, que nos oferece um filme poderosíssimo em termos estéticos e na criação de uma atmosfera de isolamento, loucura e terror. No livro, o foco está sobretudo em Jack Torrance. Mas na minha opinião, Kubrick consegue colocar com grande mérito o Hotel Overlook como personagem principal e oferecer-nos um dos filmes de terror que está entre os grandes da história do Cinema.
Sugiro que leiam o livro e vejam as duas adaptações feitas com base nele, o filme de Stanley Kubrick e a série de televisão de Mick Garris, e tirem as vossas próprias conclusões. E sobretudo lembrem-se de, se alguma vez resolverem passar uma temporada no Hotel Overlook, de nunca ficar no quarto nº 217.

1 comentário:

  1. Livro seminal no ciclo do Overlook (este e o Doctor Sleep). Bom para dissipar dúvidas em relação a certas passagens que ficaram um tanto obscuras no filme do Kubric.

    ResponderEliminar